sábado, 1 de abril de 2006

o sebastião...

ontem, enquanto fazia um dos meus gatos, saí por instantes da sala e fui ao armário buscar enchimento... pelo caminho lembrei-me de passar uma vista de olhos nos mails enquanto o sebastião andava (como de costume) de um lado para o outro atrás de mim. quando voltei, para aí uns 5 minutos depois, a linha do trabalho que estava a fazer estava partida e a agulha que tinha deixado presa ao tecido tinha desaparecido. tive aquela sensação horrível, fiquei com o coração super apertado e pensei, ele engoliu! depois, aos poucos, fui acalmando e pensando, não, está para aí perdida em qualquer lado... mas qual lado?! procurei tudo, varri o chão, vi em todo o lado e nada! ele parecia óptimo, brincou, dormiu, tinha o apetite de sempre e eu tentei convencer-me de que encontraria a agulha perdida algures quando menos esperasse. mas por mais que tentasse o assunto não me saía da cabeça e ao final da tarde resolvi ligar ao veterinário. disse-me para ir lá imediatamente e o resultado do raio x confirmava infelizmente o meu receio: a agulha estava lá, atravessada nos intestinos. nem queria acreditar! senti-me a pessoa mais negligente e culpada do mundo. teve de ser operado de urgência. fiquei com ele até ser operado e no final voltei a entrar para ver como tinha corrido, demorou tanto a acordar, por várias vezes pensei que não iria mais acordar, é horrivel, e aquelas máquinas sempre a apitar e ele sem sinais de vida... finalmente mexeu-se e eu fiquei um pouco mais aliviada. estava muito cansado e mole com a anestesia. deixei-o lá, com direito a cama aquecida e um frasco de soro inteirinho só para ele. dormi mal, sempre a pensar no meu sebastião e hoje de manhã lá estava para o visitar. como não percebo muito destas coisas, achei que o iria encontar muito melhor mas não, está muito combalido e mexe-se muito pouco. só pude lá estar uns 2 minutos mas o veterinário diz que tudo está a correr bem, embora este tipo de cirurgia seja muito perigosa. agora só o voltarei a ver na segunda, nem sei como vou aguentar... quero muito que ele fique bem e volte rápido para casa (que fica tão vazia sem ele). espero nunca mais me esquecer disto, e que me sirva de lição para outras situações na vida, terei de ser muito mas muito mais cuidadosa.

antes de vir embora fiz um monte de perguntas ao vet (tipo mãe preocupada com os seus filhotes): vão estar sempre a olhar por ele? e amanhã? vão estar cá não é? alguma coisa liguem, a qualquer hora! as respostas pacientes seguiam-se, uma atrás da outra e regressei confiante, embora ainda com muito medo, mas com muita esperança que ele fique bem mesmo!

32 comentários:

3 Gatos Miaus disse...

Olá Patricia fiquei bastante triste pela situação em que o Sebastião se encontra :(.

Vai servir de lição tb para mim pois tenho essa terrivel mania.

Mas vais ver que o Sebastião bem mais rapido do que pensas vai estar por ai a dormir e a brincar.

As melhoras rápidas do Sebastião e mt força para ti.

Se precisares de alguma coisa já sabes...

3 Gatos Miaus disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Tania Ho disse...

Um dos meus maiores medos é também que um dia destes uma das minhas gatinhas decida engolir uma agulha. Tenho tido cuidado, mas às vezes esqueço-me ... mas ainda bem que o Sebastião foi operado a tempo e vais ver que recupera depressa :-) As melhoras para ele e um grande abraço para ti ...

Elsa Fernandes disse...

Patrícia, não imaginas como compreendo o que estás a sentir. No Carnaval o meu Bambi também sofreu um acidente grave aqui em casa, que implicou vários dias de internamento e muitas visitas ao veterinário. Senti-me como tu. Felizmente, o Bambi está a melhorar devagarinho e vai ficar bem. Vais que vai acontecer o mesmo com o teu Sebastião. Prepara os teus miminhos todos para quando ele voltar. :)
Beijinhos grandes e muita força!

Rita Pinheiro disse...

Olá patrícia

Espero que o Sebastião recupere rapidamente. Os gatos são mesmo uns malucos!

Um dia encontrei a Matilde entretida a roer um bocado de linha, preso a esse mesmo bocado de linha estava uma agulha; nem quis acreditar. Fiquei em pânico, ainda por cima ela escondeu-se... Felizmente lá a consegui apanhar... Foi um susto tão grande, tão grande, que agora escondo sempre as agulhas quando não estou por perto... e nunca têm linhas nas pontas...

Beijinhos para ti e para o Sebastião

Unknown disse...

Pois a mim já me aconteceu não encontrar o Pilas um dia quando cheguei a casa de manhã. E deves imaginar o pânico quando vi prái uns dez centímetros de janela aberta. O meu Pilas tinha caído do 4º andar, com apenas oito meses. Foi operado a uma pata, esteve internado uns dias porque tinha ficado com um derrame no pulmão, e custou-lhe uma perna sem menhuma flexibilidade para o resto da vida. Foi um alivio vê-lo em casa, a comer, cheio de mimo. Força amiga, q daqui a uns dias tens o teu menino contigo. Beijos da Ana Cristina

ar disse...

Também morro de medo dessas coisas, e como adoro os meus gatos não consigo imaginar uma coisa dessas. As melhoras do Sebastião e força!

cordemar disse...

As melhoras para o Sebastião!! Também o meu cão foi operado a semana passada e está em recuperação... o inicio foi dificil e não apresentava sinais de melhoras mas agora está cheio de energia e quase curado!! O Sebastião vai melhorar!!! :)

bijus da Margarida disse...

Desejo as melhoras para o sebastião, e força para ti, vais ver que ele fica bem.Deve ser memo um grande susto E serve de alerta também para mim, é que às vezes também me descuido, até agora tenho tido sorte, mas vou passar a ter mais cuidado.

Unknown disse...

As melhoras!
Fiquei a pensar no assunto, porque deixo tudo ao alcançe e nunca pensei nessa possibilidade. A partir de agora vou ter mais cuidado.
beijos grandes.

Bela Dina disse...

Imagino como te sentes triste e angustiada. O meu Tobias tem problemas nos rins e aqui à tempos teve que ficar internado para fazer tratamento. Quando veio para casa quase não conseguia andar por causa da sonda. Senti um aperto tão grande no meu coração que só me dava vontade de chorar. Mas tudo correu e agora anda mais reguila do que nunca. O mesmo vai acontecer ao Sebastião! Beijinhos para ti e muitos miminhos para o Sebastião. Tudo vai correr bem.

Anónimo disse...

Espero que o Sebastião fique óptimo o mais rápido possível!!! É claro que vai...
Um beijinho.

Anónimo disse...

Vais ver que melhora num instante! Os gatos são muito mais fortes do que imaginamos...
um beijinhos cheio de força*

Anónimo disse...

Silly cat!
Ele vai melhorar de certeza, pode ser que até tenha aprendido uma lição, mas é provável que não :D
***

Anónimo disse...

oi pat ... as melhoras rapidas do sebastião.. pois eu tb jápassei pelo mesmo, não com uma agulha mas o facto de ele ter saltado literalmente do 2º andar, e ter ficado fora uam noite... como podes imaginar foi terrivel, pq nós nos apegamos a eles...
vais ver q vai melhorar e depressa...e ainda par amis com tantos miminhos que tem ai em casa a sua espera....
mts bjs desta tua amiga e do Pisco que manda um miuau de melhoras....

Sofia disse...

Olá !
Espero que ele melhore rápido! Essas situações ~são tão dolorosas!!
beijinhos

Afonso Henriques disse...

Olá!
Bem, pela data isto cheira-me a partida de dia 1 de Abril... A parte das máquinas sempre a apitar é que me fez duvidar...
Espero estar correcto...

Anónimo disse...

Olá! Espero que o Sebastião recupere rapidamente e que em breve tenhamos uma foto dele, vitorioso! :)
bjinhs da Margarida a da Inês.

Sabrina disse...

Espero que Sebastião esteja bem agora, que susto hein!
Qdo comecei a ler o post custei a acreditar que tal coisa pudesse ter acontecido, mas enfim, tudo parece correr bem e ele vai melhorar com certeza e logo estará brincando novamente.
Bjos fica bem

Vanessa disse...

Até chorei...que o sebastião recupere rápido,pra voltar a animar os teus dias.
Um beijinho apertado.

Liliana Matos disse...

olá,

Sempre que acedo ao teu blog penso mais uma agradável surpresa, mas desta vez quando começei a lêr fiquei tristissima pelo o que aconteceu ao Sebastião, imaginei-me logo na tua posição sentir-me-ia horrível, por outro lado pensei como a inocência dos animais pode ser tão perigosa. Noentanto ao longo do texto fui ficando mais animada pois o Sebastião têm alguém que o "ama" muito (sim porque os animais também são amados pelos humanos) e quer o melhor para ele. Eu desejo as melhoras rápidas para o Sebastião e fico a trouxesser para que tudo corra bem. Dá-lhe uns miminhos da minha parte, tá ??

Anónimo disse...

Olá! Parece que o pior já passou, agora é confiar no veterinário, acreditar que tudo vai correr bem para que o sebastião fique bom depressa. Desejo as rápidas melhoras do teu sebastião.
Bjinhos para os três!! (PL/VS/SPC)

Daniel Pejão disse...

As melhoras do Sebastião

Vais ver que vai tudo correr bem e que entretanto ja está de volta a casa para o encheres de mimos

Força para ti e espero mesmo que corra tudo muito bem :)

Bjs

Anónimo disse...

Espero que a esta hora, já é 2ªf, o Sebastião já esteja bom ou pelo menos bem melhor e a caminho de casa. Sei como te sentes, pois já passei por situações idênticas com as minhas gatas, mas não vale a pena contar coisas tristes... Obrigado pelo testemnunho pois serve para que muitas de nós não deixemos agulhas ao Deus dará... nunca me passou pela cabeça que as pudessem engolir!
Fiquem bem e um beijinho para ambos.

Fitinha Azul disse...

Olá Patrícia
Espero que o Sebastião melhore depressa!
Beijocas enormes e muita força!

Carla M. disse...

Olá Patrícia,

tens que lembrar ao Sebastião que os gatos tem 7 vidas!!

Ficámos aqui a "torcer" para que tudo corra pelo melhor e que o Sebastião volte rápido para casa!

Dina Domingues disse...

meu deus, espero que tudo corra bem, que raio de ideia a deles de comerem uma agulha, é que eu não acredito que aquilo saiba a alguma coisa. eu teria medo que se espetassem, mas nunca pensei que a comessem. boa sorte

rosinha_dos_limoes disse...

O Sebastião vai recuperar, vais ver.
Eles ficam realmente muito "aereos" depois da anestesia, e ele ainda deve ter levado alguma quantidade porque a operação não deve ter sido rápida. Lembro-me que a minha Fusca para a estrelização levou mais de 24 horas a ficar com o olhar mais desperto.
A minha outra gata uma vez foi mordendo a linha de brodar ponto cruz e quado vi já só estava a agulha na ponta ... puxei e nem queria acreditar no quanto de linha já lá ia dentro!
Eles são uns curiosos mesmo ...

As melhoras do Sebastião.

Unknown disse...

Patrícia,
Também conheço muito bem esse sentimento de responsabilidade... Quando a Fera foi castrada, ficámos todos contentes de a ver, com aquele terrível cone a portar-se como sempre, a correr atrás de papelinhos e a saltar para tudo quanto era lado... o pior foi quando foi ao vet tirar os pontos e ele nos disse que ela tinha uma bola na barriga porque eles tinham infectado... «É óbvio, todos os pós-operatórios precisam de repouso...» Óbvio?! Agora parece, mas na altura, o peso da culpa foi terrível...
Mas olha, a Fera hoje continua a correr atrás de papelinhos e, apesar da gordura, a flexibilidade e genica continuam as mesmas. O mesmo vai acontecer ao Sebastião! Força!
Rita

Phil_Cat disse...

Estava com o coração apertadinho a ler o teu relato do incidente, e a temer o pior... :(
Com excepção da Cali, nenhum dos meus gatos tem tendência para engolir coisas, mas o risco está sempre presente e nunca se sabe quando nos surpreendem.
Espero que o Sebastião recupere rapidamente e que tudo isto não passe de um susto.
Beijinhos no teu exaltado coração ;)
Pipa

MissangaAzul disse...

Ó meu deus, que azar este!
Espero que tudo corra bem, vais ver que ele num instante já está em casa!
beijinhos e força!

Elô Bueno disse...

Ele vai estar bem! Um beijo grande
Eloisa