sexta-feira, 10 de março de 2006

ontem, nos malmequeres

a convite da sandra e no âmbito do projecto mão a mão, fomos ontem visitar a instituição "os malmequeres" com o objectivo de entregar o presente comprado com o valor do leilão de janeiro (a diciopédia da porto editora). o objectivo era ir lá passar a manhã com eles, e levava na manga o projecto das carteirinhas tetra pak para fazermos todos juntos. fiquei para almoçar, passei a tarde e acabei por só vir embora no final da tarde quando eles, os malmequeres, foram embora também.
dormi mal a noite, como sempre acontece quando sei que o dia seguinte será diferente. mas fui cheia de entusiasmo mas também cheia de ansiedade. sabia que eles já sabiam da minha visita e que estavam ansiosos por me conhecer. o meu coração estava apertado e pequenino... conheci-os finalmente e eles a mim, 14 rapazes e raparigas fantásticos, alegres, cheios de vida e dotados de uma criatividade que só podemos acreditar vendo. não dei pelo tempo passar, trataram-me com um carinho maravilhoso e preparam-me também eles uma surpresa: a história da cabra cabrês, contada por sombras de animais desenhados e produzidos por eles. à tarde fui conhecer o atelier onde executam trabalhos absolutamente maravilhosos em madeira (desde mobiles a jogos infantis, molas (como as da foto), porta chaves,... uma infinidade de objectos lindos desenhados e produzidos por eles que temos vontade de os ter a todos! e olhem que não estou a exagerar.
no fim do dia lanchámos e recebi um presente tão inesperado quando delicioso, um maravilhoso ramo de flores de madeira feito por eles. e digam lá que não são lindas?
a instituição os malmequeres é um espaço extraordinário feito por pessoas fantásticas que não acreditam que ser-se deficiente é ser-se incapaz. os malmequeres sentem-se úteis e são úteis, são carinhosos, dedicados, empenhados, esforçados. tudo lá é feito com amor. a todos eles, a começar na sandra (lá professora e que eles adoram) pela iniciativa maravilhosa do projecto mão a mão e pela simpatia, no pessoal do centro que me recebeu de braços abertos e aos lindos 14 malmequeres que cheios de amor me deram um dia que jamais vou esquecer, um obrigada de todo o coração!

(nas fotos: em cima, as coisas lindas feitas pelos malmequeres e que agora embelezam a minha casa; na do meio nós a fazermos as carteirinas e em baixo a foto de grupo com os malmequeres, a sandra e eu! estas 2 fotos foram cedidas pela sandra)

e, a propósito deste projecto, o leilão de março já começou e conta com cada vez mais trabalhos! vale a pena espreitar e... licitar!

a todos os que aguentaram ler este testamento até aqui (que não deve ter sido nada fácil) um beijo e um óptimo fim-de-semana.

11 comentários:

miriam disse...

experiências destas ficam para o resto da vida e fazem-nos crescer muito!
gostei muito de ler o teu texto... transparece a felicidade, alegria e generosidade com que fizeste a tua visita =)))
precisamos de muitas pessoas assim!

muitos beijos

Sandrices disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Sandrices disse...

Julgo não faltar nada para descrever o dia passado n'Os Malmequeres. Foi absolutamente maravilhoso para todos e tu consegues fazer transparecer isso com este lindo "testamento". Eu e Os Malmequeres também adorámos conhecer-te pela tua maneira de ser tão meiga e simpática. Na sexta-feira só me perguntavam se tinhas gostado deles e dos trabalhos deles e mandaram-te imensos beijos!!!
De tudo isto apenas posso acrescentar que vale a pena ACREDITAR. ACREDITAR nos outros, em nós e sentir que os outros também ACREDITAM. ACREDITAR é um passo para que tudo, ou quase tudo, se torne possível!!!

Muitos beijos e que continuemos a ACREDITAR :)

dona chita disse...

Maravilhoso projeto! Parabéns por dar um pouquinho de si para pessaos tão especiais, e também por descobrir que elas podem dar até mais.
bjs,
gil

Carla M. disse...

Arrepiei-me a ler (do início ao fim) tudo aquilo que escreveste.

Obrigada por partilhares o dia que passaste com tantos Malmequeres!!

wiSHEs&HEros disse...

Deve ter sido óptimo! Eu conheço essa realidade porque faço voluntariado nessa área à alguns anos e é muito enrriquecedor.

a lice disse...

Parabéns pelo blog e obrigada por partilhares essa experiência!

Voltarei em breve!:)

Abraço e uma boa semana!

Fitinha Azul disse...

Iniciativa e partilha lindas!
Uma delícia!

helena disse...

A "diferença" às vezes assusta-nos mas, quando nos aproximamos descobrimos um mundo de sensibilidade extraordinária! A semana passada fui com os meus alunos visitar a CERCI de Aveiro e o encontro foi muito enriquecedor.
As flores são lindas e cheias de alegria!!
:)

patricia lima disse...

obrigada a todos! foi realmente um dia inesquecível, espero voltar lá um dia destes (já tenho saudades daqueles malmequeres sorridentes)!

Pedaço de Amor disse...

Muito bonita sua experiência!!! Você merece este presente! bjs
Eloisa