sexta-feira, 10 de março de 2006

ontem, nos malmequeres

a convite da sandra e no âmbito do projecto mão a mão, fomos ontem visitar a instituição "os malmequeres" com o objectivo de entregar o presente comprado com o valor do leilão de janeiro (a diciopédia da porto editora). o objectivo era ir lá passar a manhã com eles, e levava na manga o projecto das carteirinhas tetra pak para fazermos todos juntos. fiquei para almoçar, passei a tarde e acabei por só vir embora no final da tarde quando eles, os malmequeres, foram embora também.
dormi mal a noite, como sempre acontece quando sei que o dia seguinte será diferente. mas fui cheia de entusiasmo mas também cheia de ansiedade. sabia que eles já sabiam da minha visita e que estavam ansiosos por me conhecer. o meu coração estava apertado e pequenino... conheci-os finalmente e eles a mim, 14 rapazes e raparigas fantásticos, alegres, cheios de vida e dotados de uma criatividade que só podemos acreditar vendo. não dei pelo tempo passar, trataram-me com um carinho maravilhoso e preparam-me também eles uma surpresa: a história da cabra cabrês, contada por sombras de animais desenhados e produzidos por eles. à tarde fui conhecer o atelier onde executam trabalhos absolutamente maravilhosos em madeira (desde mobiles a jogos infantis, molas (como as da foto), porta chaves,... uma infinidade de objectos lindos desenhados e produzidos por eles que temos vontade de os ter a todos! e olhem que não estou a exagerar.
no fim do dia lanchámos e recebi um presente tão inesperado quando delicioso, um maravilhoso ramo de flores de madeira feito por eles. e digam lá que não são lindas?
a instituição os malmequeres é um espaço extraordinário feito por pessoas fantásticas que não acreditam que ser-se deficiente é ser-se incapaz. os malmequeres sentem-se úteis e são úteis, são carinhosos, dedicados, empenhados, esforçados. tudo lá é feito com amor. a todos eles, a começar na sandra (lá professora e que eles adoram) pela iniciativa maravilhosa do projecto mão a mão e pela simpatia, no pessoal do centro que me recebeu de braços abertos e aos lindos 14 malmequeres que cheios de amor me deram um dia que jamais vou esquecer, um obrigada de todo o coração!

(nas fotos: em cima, as coisas lindas feitas pelos malmequeres e que agora embelezam a minha casa; na do meio nós a fazermos as carteirinas e em baixo a foto de grupo com os malmequeres, a sandra e eu! estas 2 fotos foram cedidas pela sandra)

e, a propósito deste projecto, o leilão de março já começou e conta com cada vez mais trabalhos! vale a pena espreitar e... licitar!

a todos os que aguentaram ler este testamento até aqui (que não deve ter sido nada fácil) um beijo e um óptimo fim-de-semana.

11 comentários:

Anónimo disse...

experiências destas ficam para o resto da vida e fazem-nos crescer muito!
gostei muito de ler o teu texto... transparece a felicidade, alegria e generosidade com que fizeste a tua visita =)))
precisamos de muitas pessoas assim!

muitos beijos

Sandra Branco disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Sandra Branco disse...

Julgo não faltar nada para descrever o dia passado n'Os Malmequeres. Foi absolutamente maravilhoso para todos e tu consegues fazer transparecer isso com este lindo "testamento". Eu e Os Malmequeres também adorámos conhecer-te pela tua maneira de ser tão meiga e simpática. Na sexta-feira só me perguntavam se tinhas gostado deles e dos trabalhos deles e mandaram-te imensos beijos!!!
De tudo isto apenas posso acrescentar que vale a pena ACREDITAR. ACREDITAR nos outros, em nós e sentir que os outros também ACREDITAM. ACREDITAR é um passo para que tudo, ou quase tudo, se torne possível!!!

Muitos beijos e que continuemos a ACREDITAR :)

dona chita disse...

Maravilhoso projeto! Parabéns por dar um pouquinho de si para pessaos tão especiais, e também por descobrir que elas podem dar até mais.
bjs,
gil

Carla M. disse...

Arrepiei-me a ler (do início ao fim) tudo aquilo que escreveste.

Obrigada por partilhares o dia que passaste com tantos Malmequeres!!

Unknown disse...

Deve ter sido óptimo! Eu conheço essa realidade porque faço voluntariado nessa área à alguns anos e é muito enrriquecedor.

Mónica Lice disse...

Parabéns pelo blog e obrigada por partilhares essa experiência!

Voltarei em breve!:)

Abraço e uma boa semana!

Fitinha Azul disse...

Iniciativa e partilha lindas!
Uma delícia!

Anónimo disse...

A "diferença" às vezes assusta-nos mas, quando nos aproximamos descobrimos um mundo de sensibilidade extraordinária! A semana passada fui com os meus alunos visitar a CERCI de Aveiro e o encontro foi muito enriquecedor.
As flores são lindas e cheias de alegria!!
:)

patricia lima disse...

obrigada a todos! foi realmente um dia inesquecível, espero voltar lá um dia destes (já tenho saudades daqueles malmequeres sorridentes)!

Elô Bueno disse...

Muito bonita sua experiência!!! Você merece este presente! bjs
Eloisa